Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Fotografia de ExteriorEstação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 3 de 38Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 4 de 38Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Fotografia de Interiores, CadeiraEstação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Mais Imagens+ 33

Jingdezhen, China
  • Arquitetos Responsáveis / Xing: Xing Xiong
  • Equipe De Projeto / Xing: Ren Meizi, Lin Weiqiao, Lei Sheng,Chen Mo, Wu Dao, Shi Yuhang, Zhang Xinyu
  • Gerente De Projeto / Ippr China: Bie Shu
  • Gerente Epc / Ippr China: Wanghui
  • Equipe De Arquitetura / Ippr China: Liu Bofeng, Li Huanyu
  • Equipe De Estrutura / Ippr China: Zhang Jianxun, Liu Zhimin, Xu Da
  • Equipe Hvac / Ippr China: Du Kexin
  • Equipe Aquecimento / Ippr China: Jia Ze
  • Equipe Abastecimento De água E Esgoto / Ippr China: Zhang Wei
  • Equipe Engenharia Elétrica / Ippr China: Shen Wen
  • Equipe Controle Automático / Ippr China: Ding Yanhong
  • Cliente: Jingdezhen Towyi Cultural Development Co., Ltd.
  • Cidade: Jingdezhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Fotografia de Exterior
© Schran Image

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pergunta intrigante. Como seria uma estação de energia inserida em um parque? No barulhento verão de 2019, com as cigarras cantando, fui questionado sobre isso. O inquiridor foi o Sr. Liu Zili, Presidente da Taowenlv, proprietário da Ceramic Art Ave Taoxichuan. Em 2012, ele convidou a equipe do professor Zhang Jie, da Universidade Tsinghua, para liderar o projeto de preservação e renovação de Taoxichuan. Anteriormente abrigando a fábrica estatal de máquinas e de cerâmica Cosmos, Taoxichuan se transformou em uma zona nacional de indústria cultural e modelo de empreendedorismo inovador, um destino turístico noturno e uma rua repleta de patrimônio cultural imaterial, servindo como um palco para muitos artistas e criadores que migraram para Jingdezhen.

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 11 de 38
© Schran Image
Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 33 de 38
Diagrama
Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 12 de 38
© Schran Image

Em 2019, a primeira fase de Taoxichuan havia acabado de ser revelada, mas muitas áreas ainda estavam em desenvolvimento. A infraestrutura existente estava sobrecarregada, com capacidade elétrica e pressão de água insuficientes para os andares superiores. A infraestrutura deveria acompanhar a crescente ambição do local. Inicialmente, o cliente queria minimizar o impacto visual das unidades dispersas. Após uma série de avaliações técnicas e otimizações de energia, decidiram construir um centro de energia para fornecer aquecimento, resfriamento, pressão de água e eletricidade para o campus expandido, gerenciando, ao mesmo tempo, a eficiência energética e a segurança contra incêndios em todo o local. O centro de energia seria localizado em um terreno vazio, que seria escavado para construir um estacionamento subterrâneo conectado a hotéis próximos. Essa construção seria integrada à instalação de tubulações de aquecimento e resfriamento em uma rede inteligente. Uma vez concluída, seria recoberta com vegetação, restaurada como um parque verde. Mas, voltando à pergunta: como poderia ser uma estação de energia em um parque?

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 9 de 38
Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 3 de 38
© Inspace

Dividido em Dois. Uma estação de energia não é um lugar onde se receberá uma festa. Ela geralmente consiste em um tanque de água para incêndio, bombas, caldeiras, unidades de refrigeração, subestação e centro de controle, todos enclausurados em uma grande caixa com torres de resfriamento maciças em cima, cercadas por grades. Um arquiteto habilidoso poderia encontrar muitas maneiras de "vestir" tal caixa. Mas o que me intrigava era se havia uma maneira de atender às necessidades funcionais do centro de energia e maximizar o espaço aberto do parque.

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Fotografia de Exterior
© Schran Image
Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 36 de 38
Vista

Dividimos o edifício em duas partes: as unidades de resfriamento, distribuição de energia, sala de caldeiras e tanque de água para incêndio estão enterrados no subsolo, mesclados com a paisagem; sete torres de resfriamento maciças e o centro de controle foram suspensos acima. Embora o interior do edifício ainda esteja fechado ao público, ao dividir o volume, ele devolve o espaço ao parque. Em dias quentes de verão, a grande "cobertura" criada pela estrutura se tornou um espaço acolhedor e sombreado para relaxamento—e uma plataforma de observação natural para qualquer evento que possa acontecer no parque.

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Fotografia de Exterior, Aço
© Schran Image
Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Schran Image

A elevação norte ao longo da rua tem características industriais ousadas e retas, expondo os equipamentos como uma máquina maciça. Em seu lado voltado para o parque, no entanto, o edifício parece mais suave, mais leve e mais orgânico, com dois elementos curvos: o centro de controle e uma sala de reuniões, ambos usando o espaço interno da estrutura treliçada. Nós imaginamos lanternas movidas pelo vento penduradas sob a estrutura suspensa como um toque final. Elas se agitariam na brisa, transformando a estrutura em uma instalação artística: uma nuvem mecânica flutuando acima da grama. 

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 19 de 38
© Yi Li

Integração no Contexto. Como membro do conjunto arquitetônico de Taoxichuan, o edifício é distinto, mas se integra bem ao seu entorno. Quando o projeto esquemático foi entregue, o projeto vizinho a oeste, Jingyang Camphor Court, da Vector Architects, havia acabado de começar. Ocasionalmente, eu vi a imagem do seu bonito pátio em uma reunião de projeto, e de repente me ocorreu: se uma imensa máquina de metal aparecesse nesta cena eles ficariam apavorados. Para evitar que o nosso edifício fosse visível desde aquele adorável pátio, deslocamos todo o volume para o norte e ajustamos o ângulo com precisão. Essa alteração também acentuou a forma do edifício, melhorando a perspectiva. No saguão do Hotel Guomao no lado sul, usamos o terreno paisagístico como uma barreira para controlar a vista. Isso ajuda a manter a presença do edifício dentro da área gramada, não agressiva ou até mesmo oculta desde a perspectiva dos edifícios circundantes.

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Fotografia de Exterior, Urbano
© Schran Image

Tecnologia e Estética. Um centro de energia começa com o equipamento, e depois vem a arquitetura. O sistema de resfriamento inclui três centrífugas de frequência variável de 2200RT e uma de 1100RT, emparelhadas com sete grandes torres de resfriamento. Para aquecimento, há três caldeiras a gás de água quente de 5,6MW, além de duas caldeiras a gás de 1,4MW para água quente de uso diário. Essas especificações técnicas se tornaram a base para o projeto. Nós adaptamos a malha do edifício para acomodar o equipamento e cuidadosamente posicionamos as tubulações, garantindo que o espaço atendesse a todas as necessidades operacionais. Isso exigiu uma coordenação precisa entre os sistemas arquitetônicos, estruturais e mecânicos, tudo possibilitado através de nossa colaboração com a equipe da IPPR. Nós construímos modelos paramétricos para simular como ajustes afetariam o desenho geral e até mesmo realizamos testes em um túnel de vento.

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Schran Image

A lógica técnica do equipamento possui uma beleza própria, mas na prática arquitetônica tradicional, essa beleza é escondida em shafts, forros e venezianas ou, simplesmente imitada pelos designers de interiores, referindo-se ao "estilo industrial". Neste projeto, buscamos mostrar a beleza dos equipamentos, integrando-os com a arquitetura para apresentar uma estética mecânica coesa. Nos detalhes da fachada, usamos rótulos em chinês e inglês para marcar as funções: por exemplo, "Frio" é gravado nos tubos de água fria, e "Reparo" é gravado nos acessos para manutenção — de modo que os detalhes do edifício possam ser lidos como um manual operacional.

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 21 de 38
© Schran Image
Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 35 de 38
Planta - Situação
Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 25 de 38
© Inspace

Um Passo Longe da Perfeição. Desde 2019, o projeto passou por muitos altos e baixos devido à pandemia de COVID-19. Especialmente durante a fase crucial da construção externa, a colaboração remota foi um desafio significativo. A maioria das intenções de projeto foram alcançadas, exceto as lanternas movidas pelo vento na parte inferior, as quais não foram instaladas por várias razões. Eu pessoalmente escalei a estrutura várias vezes para testar protótipos e seus efeitos de iluminação. Para melhor documentar as tolerâncias das estruturas inferiores, realizamos uma digitalização 3D, e os dados coletados servirão como uma base crítica para uma possível instalação no futuro. Infelizmente, a "nuvem mecânica" flutuando acima do gramado permanece inacabada, este edifício está a um passo de se tornar uma peça de arte. Mas continuo esperançoso—talvez um dia, por qualquer oportunidade de evento, as lanternas possam ser instaladas, e esta nuvem finalmente fluirá com o vento.

Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN - Imagem 6 de 38
© Schran Image

Projetando a Vida Diária Extraordinária do Futuro. Lembro-me do distante passado de 2010, quando trabalhava no BIG e participei de uma competição para uma usina de conversão de resíduos em energia em Copenhague, onde as pessoas poderiam esquiar na cobertura. Era uma ideia ousada e incomum. Depois de vencer a competição, durante a celebração, alguém disse: "pode parecer incrível agora, mas em alguns anos, nossos filhos acharão que esquiar em uma usina de resíduos é a coisa mais normal que existe." Depois que deixei a Dinamarca, o projeto levou mais oito anos para se tornar realidade, e a ideia mais divertida do "anel de fumaça de CO2" nunca foi realizada. Às vezes, o potencial não realizado é o preço da inovação. É isso que torna o projeto tão desafiador e fascinante: repensar o atual, transformando o extraordinário de hoje na vida diária de amanhã. Isso me mantém motivado desde então.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jingdezhen, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Energia de Jingdezhen / XING DESIGN" [Jingdezhen Taoxichuan Cloud Engine Energy Center / XING DESIGN] 29 Set 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1021502/estacao-de-energia-de-jingdezhen-xing-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.